A gancheira de câmbio é uma pequena peça de alumínio que poderia passar despercebida por olhos menos atentos – no entanto, ela é indispensável para o funcionamento da bicicleta. A gancheira prende o câmbio traseiro ao quadro, possibilitando à peça que se movimente livremente para conduzir a corrente nas trocas de marcha. Em provas longas de aventura ou mountain bike com trilhas estreitas (single-track), muitas pedras e barro, essa peça pode sofrer com pancadas e trocas de marcha erradas, entortando ou até quebrando. Uma gancheira desalinhada prejudica a precisão nas trocas e pode até mesmo fazer com que o câmbio toque os raios, podendo causar um acidente e custar uma roda. Com a quebra da gancheira, o câmbio traseiro não pode fazer o movimento de alavanca para a troca de pinhão e deixa de funcionar.
Em qualquer um dos casos, é possível fazer o reparo rapidamente, mesmo durante uma prova, tendo à mão uma gancheira sobressalente (que pode custar de R$ 20 a R$ 90, dependendo da marca do quadro) ou um alinhador de gancheira. Alguns quadros têm a gancheira incorporada ao triângulo traseiro. Nesse caso, uma gancheira quebrada significa a troca de toda essa seção do quadro.
01 ALINHAMENTO O primeiro passo é soltar o câmbio da gancheira com uma chave Allen nº 5 e afastá-lo. A roda traseira deve permanecer encaixada, pois ela servirá de referência para o alinhamento. | |
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02 Encaixe a rosca do alinhador de gancheira no lugar do câmbio; a ferramenta deve girar livremente. Use a haste livre para marcar a distância da gancheira para o aro. | |
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03 Gire o alinhador para verificar a distância em outros dois pontos do aro. Distâncias diferentes significam que a gancheira está desalinhada. Em cada um desses pontos, utilize o alinhador como alavanca para endireitar a gancheira. Repita este passo até que a distância seja a mesma em todos os pontos da roda.Com a gancheira perfeitamente alinhada, recoloque o câmbio no lugar com a chave Allen nº 5 | |
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04 TROCA Para trocar a gancheira, além de soltar e afastar o câmbio, é preciso também soltar a corrente do cassete e remover a roda traseira. Usando a mesma chave Allen, solte o parafuso que prende a gancheira ao quadro e remova a peça. A nova pode ser colocada com a chave Allen, mas é recomendável utilizar um torquímetro para evitar espanar o parafuso e danificar a gancheira. | |
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05 Com a gancheira nova no lugar, instale novamente o câmbio com a chave Allen. Finalmente, recoloque a roda traseira, passando a corrente no pinhão menor e aperte o blocante |
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