Dicas
Dicas sobre Capacetes
10/01/2013

A primeira e mais importante observação da compra do capacete é o selo de qualidade. O selo de aprovação, que garante que ele passou nos testes. 

O PEDAL entrou em contato com o INMETRO e ficou constatado – infelizmente – que no mercado nacional não existe nenhuma marca com selo do órgão regulador. E que a companhia também não tem máquinas adequadas para tal teste. Apenas para capacetes de motos.

Sendo assim, fomos obrigados a usar capacetes importados com grande referência no mercado que são vendidos no nosso país. 

Depois de analisado e escolhida a marca do capacete, você deve verificar o tamanho ideal. Diversas marcas trabalham com um formato universal, desenvolvido pelo fabricante Bell Helmets:

XS (X-small) = extra pequeno / em torno de 47cm a 50cm de diâmetro
S (small) = pequeno / em torno de 51cm a 55cm
M (medium) = médio / em torno de 55cm a 59cm
L (large) = grande / em torno de 59cm a 63cm
XL (X-large) = extra grande / 63cm a 66cm

* Algumas marcas gostam de “despadronizar” essas medidas, acrescentando 1cm em cada tamanho. Então, prestem mais atenção nessas medidas.

:: Como saber a medida correta 

Para saber qual o tamanho ideal, recomenda-se o uso da fita métrica para medir o diâmetro. Ela deve ser guiada no centro da testa, passando aproximadamente dois dedos acima da orelha, contornando a cabeça até encontrar a outra ponta.

* Caso não tenha uma fita métrica, use um barbante e depois meça com uma régua no plano.

Descoberta a sua medida, analise o tamanho. Pois diversas pessoas têm circunferências diferentes: arredondados ou ovalizados. Caso essa medida não fique compatível, verifique outro tamanho e até mesmo outra marca. No mercado ciclístico existem capacetes com essas duas formas.

:: Atenção

Não é aconselhável o uso de um capacete na medida exata. Sempre procure algo confortável. Principalmente que depois de um tempo de pedal, a temperatura, pressão e suor tendem a dificultar o conforto. Causando aperto na cabeça. 

:: Formato de algumas marcas

Bell – redondo
Giro – oval 
Specialized – oval (um pouco menos do que o Giro)
Lazer – oval
Cat Lite – redondo
Cratoni – redondo

:: Como regular o capacete

O capacete foi projetado para ficar centralizado e acomodado no ciclista. O primeiro passo é ajustar as fitas, para que não fiquem tortas ou dobradas.

Os capacetes que possuem regulagens atrás devem ser regulados como o primeiro passo. Apertando-lhe por trás, o ciclista deve verificar a melhor fixação para que não mova. 

Feito isso, vem o feixe. As fitas que passam pela orelha formando o “V” ou o “Y”. O feixe nunca deve estar apertado ou rente na orelha. No mínimo um dedo para baixo. 

Por que nunca rente na orelha?

Porque em caso de queda ou batidas em galhos nas trilhas, as tiras do capacete não machucarão a orelha. Para mulheres, não é recomendado uso de brincos grandes.

O ajuste de aperto também deve levar em conta, a segurança. Para não enforcar ou até mesmo sair da cabeça da pessoa. Deixe sempre uma folga no glote de aproximadamente 2 dedos, ou que não deixe que o feixe ultrapasse o queixo.

Mesmo ajustado, faça um movimento de positivo e negativo com a cabeça para conferir o ajuste. 

Como citamos acima, algumas marcas de capacetes possuem ajustes extras na parte anterior da cabeça. Esse tipo de auxílio reforma mais ainda a segurança do ciclista.


Comentários
INFORMATIVO
Receba as nossas novidades no seu e-mail.
Nome:
E-mail:

Clube de Ciclismo São José dos Campos
Avenida Lineu de Moura, 205 - Urbanova
CEP: 12 244-380 - São José dos Campos - SP
Telefone: 55 (12) 99757-7641
E-mail: [email protected]