Veja algumas dicas dos especialistas para evoluir neste tipo de prova, assim como nos triathlons (quando o vácuo e proibido)
Por Daniel Balsa
A melhor definição das provas de contra-relógio está no próprio nome: é uma corrida contra o relógio. São disputas individuais e o vencedor é aquele que termina o percurso em menos tempo. E não é somente o ciclismo que utiliza este tipo de disputa, mas também na maioria dos triathlons brasileiros, que não permitem o uso de vácuo (exemplo do Troféu Brasil, Triathlon Internacional e Ironman).
O grande segredo do contra-relógio, segundo estudo do professor norte-americano John Howley, é ir do começo ao fim mantendo o mesmo ritmo. Alguns ciclistas foram testados para confirmar a tese de Howley e os competidores que mantiveram a cadência durante o percurso obtiveram desempenho melhor que os demais, que começavam mais forte e terminavam mais fracos por conta do cansaço e daqueles que iniciavam o pedal mais fraco e aumentavam de ritmo ao decorrer do trajeto.
Chris Carmichael, treinador de Lance Amstrong durante quase toda a carreira do heptacampeão do Tour de France, disse no livro “Lance Armstrong – Programa de Treinamento” que “o ciclista que dá um sprint no final de um contra-relógio é que não forçou o suficiente durante a prova”, portanto, deve ter uma sensibilidade muito grande para determinar o ritmo.
Carmichael tem uma tese de que o atleta mais forte tem mais facilidade em pedalar com marchas mais longas (pesadas), só que os mais leves ou menos musculosos não devem se submeter à tensão muscular de pedalar em marchas mais longas – principalmente no caso de uma prova por etapas, como o Tour de France –, mas podem atingir a mesma performance com marchas mais curtas (leves), mas atingindo uma rotação por minuto (rpm) muito maior.
Para maximizar seu desempenho, a aerodinâmica é muito importante no contra-relógio. Além de utilizar roupas adequadas para ciclismo ou triathlon, o corpo deve estar bem projetado à frente e abaixado, criando menos resistência ao vento, já que você não terá o apoio de um outro ciclista ou do pelotão para poupar energia no vácuo.
Adicione um clipe ou coloque um guidão aero para ter um apoio à frente de bike.Utilize também uma roda fechada e um capacete aero – aqueles em formato de gota – para melhorar ainda mais sua aerodinâmica em cima da bicicleta.
Outra forma de melhorar seu desempenho na prova é conhecer o trajeto, para saber onde tem uma subida, descida, curvas ou trechos de maior dificuldade para planejar como será seu ritmo durante a corrida, para não ser pego de surpresa e com uma rampa durante o percurso e quebrar toda sua estratégia.
Fonte: Prologo
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