Dicas
Oficina - Gancheira de Câmbio
06/03/2008
POR DANIEL KON

A gancheira de câmbio é uma pequena peça de alumínio que poderia passar despercebida por olhos menos atentos – no entanto, ela é indispensável para o funcionamento da bicicleta. A gancheira prende o câmbio traseiro ao quadro, possibilitando à peça que se movimente livremente para conduzir a corrente nas trocas de marcha. Em provas longas de aventura ou mountain bike com trilhas estreitas (single-track), muitas pedras e barro, essa peça pode sofrer com pancadas e trocas de marcha erradas, entortando ou até quebrando. Uma gancheira desalinhada prejudica a precisão nas trocas e pode até mesmo fazer com que o câmbio toque os raios, podendo causar um acidente e custar uma roda. Com a quebra da gancheira, o câmbio traseiro não pode fazer o movimento de alavanca para a troca de pinhão e deixa de funcionar.
Em qualquer um dos casos, é possível fazer o reparo rapidamente, mesmo durante uma prova, tendo à mão uma gancheira sobressalente (que pode custar de R$ 20 a R$ 90, dependendo da marca do quadro) ou um alinhador de gancheira. Alguns quadros têm a gancheira incorporada ao triângulo traseiro. Nesse caso, uma gancheira quebrada significa a troca de toda essa seção do quadro.




01 ALINHAMENTO
O primeiro passo é soltar o câmbio da gancheira com uma chave Allen nº 5 e afastá-lo. A roda traseira deve permanecer encaixada, pois ela servirá de referência para o alinhamento.

02 Encaixe a rosca do alinhador de gancheira no lugar do câmbio; a ferramenta deve girar livremente. Use a haste livre para marcar a distância da gancheira para o aro.

03 Gire o alinhador para verificar a distância em outros dois pontos do aro. Distâncias diferentes significam que a gancheira está desalinhada. Em cada um desses pontos, utilize o alinhador como alavanca para endireitar a gancheira.
Repita este passo até que a distância seja a mesma em todos os pontos da roda.Com a gancheira perfeitamente alinhada, recoloque o câmbio no lugar com a chave Allen nº 5

04 TROCA
Para trocar a gancheira, além de soltar e afastar o câmbio, é preciso também soltar a corrente do cassete e remover a roda traseira.
Usando a mesma chave Allen, solte o parafuso que prende a gancheira ao quadro e remova a peça. A nova pode ser colocada com a chave Allen, mas é recomendável utilizar um torquímetro para evitar espanar o parafuso e danificar a gancheira.

05 Com a gancheira nova no lugar, instale novamente o câmbio com a chave Allen. Finalmente, recoloque a roda traseira, passando a corrente no pinhão menor e aperte o blocante

Fonte: Prologo

Comentários
INFORMATIVO
Receba as nossas novidades no seu e-mail.
Nome:
E-mail:

Clube de Ciclismo São José dos Campos
Avenida Lineu de Moura, 205 - Urbanova
CEP: 12 244-380 - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 4104-0474
E-mail: contato@clubedeciclismosjc.com.br
Desenvolvido por: Varginha Online Tecnologia da Informação