Dicas
Oficina - Troque a cassete (Catraca)
06/03/2008
POR CAROLINA BALIVIERA

A vida de uma cassete depende fundamentalmente dos cuidados durante o uso e a manutenção dispensada ao equipamento. Em relação ao uso, fique atento com as pedaladas em dias de chuva e em asfalto com muitas impurezas, pois ressecam e sujam a cassete. Além disso, é importante evitar pedalar com a corrente cruzada, pois reduz o atrito desta com os pinhões, aumentando a vida útil da transmissão. A manutenção começa com a inspeção regular da cassete. Se os dentes apresentam desgaste, a corrente cai ou se ouvem rangidos ao pedalar, a cassete pode estar danificadas e deve ser substituída. As cassetes podem ser feitas de aço, alumínio ou titânio. As de aço têm resistência maior, mas são as mais pesadas. As de alumínio são mais leves, porém menos resistentes. As de titânio são as mais caras: têm o peso das de alumínio e a resistência das de aço.

As instruções abaixo também são válidas caso você queira limpar a cassete ou trocar apenas alguns de seus pinhões para mudar as relações de marcha, adaptando-a a um tipo de percurso específico – plano ou montanhoso.

Ferramentas:
- Chave de extração de cassete
- Contraporca com corrente
- Chave inglesa

Diferenças entre Shimano e Campagnolo
Os dois fabricantes que dominam o mercado têm produtos específicos, por isso não se pode misturar componentes das duas marcas. A Shimano produz quatro modelos de cassetes, de 7, 8, 9 e 10 velocidades. O tamanho do espaçador é menor quanto mais pinhões tiver a cassete. A Campagnolo fabrica cassetes de 8, 9 e 10 pinhões. O espaçador é um pouco maior do que o Shimano, o encaixe é maior. As duas marcas também usam tampas diferentes.



01 Para desmontar a cassete, use a chave de corrente, para impedir que a cassete se movimente, a contraporca, para destravar a cassete, e a chave inglesa, para soltar a porca que prende a cassete. Uma vez retirada a contraporca, retire a tampa e os pinhões um a um.

02 Com um pano e um produto desengraxante, limpe o corpo do free hub (roda livre), a peça que faz a cassete se movimentar. Verifique o estado do corpo do free hub, fazendo o girar. Ele não deve apresentar jogo. Lubrifique todo o corpo do free hub.

03 Encaixe um pinhão por vez, começando pelo maior, e os espaçadores. Preste atenção no sentido da rotação dos pinhões, pois cada um deles tem uma usinagem específica.

04 Depois de encaixar o menor pinhão, recoloque a tampa e a contraporca. Aperte sem forçar muito, até ouvir alguns estalos.

Fonte: Prologo

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