Dicas
Oficina - Centragem de roda
06/03/2008
POR ANA PAULA DE OLIVEIRA

É muito comum a roda da bicicleta entortar depois de o ciclista passar por um buraco ou encarar um longo trecho com calçamento irregular.

Continuar a prova ou o treinamento com a roda torta prejudica o rendimento do atleta, uma vez que o aro toca na sapata de freio exatamente no lugar em que o raio entortou ou quebrou. Se o raio quebrou, deverá ser trocado em uma oficina.

Se tiver apenas entortado, seu ajuste pode ser feito pelo próprio ciclista, com uma chave de raio. A ferramenta, encontrada em lojas especializadas, deve se adaptar ao tamanho do niple (a peça que liga o raio à parede do aro).



01 Pare a bicicleta em local plano, vire-a de ponta-cabeça e utilize as sapatas de freio como referência. Gire a roda e estique o regulador de freio até que a sapata comece a encostar na lateral do aro, apontando a região que está fora de centro. Para uma bicicleta com freio a disco, é necessário estabelecer um indicador do desvio. Utilize um graveto preso ao quadro da bicicleta, por exemplo.

02 Como a tensão da roda deve ser dividida pelo número total de raios, não se deve nunca apertar um sem afrouxar outro. Por isso, aperte o raio que entortou girando a chave em sentido horário e solte os dois raios vizinhos. Faça gradualmente, apertando e afrouxando com movimentos de meia volta ou mesmo um quarto de volta. O processo é delicado, exige boa concentração e leva algum tempo.

03 Gire a roda e observe se ela se movimenta livremente, sem encostar nas sapatas. Se necessário, repita a etapa 2.

04 Recoloque a regulagem da alavanca de freio no ponto de sua preferência e volte a pedala

Fonte: Prologo

Comentários
INFORMATIVO
Receba as nossas novidades no seu e-mail.
Nome:
E-mail:

Clube de Ciclismo São José dos Campos
Avenida Lineu de Moura, 205 - Urbanova
CEP: 12 244-380 - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 4104-0474
E-mail: contato@clubedeciclismosjc.com.br
Desenvolvido por: Varginha Online Tecnologia da Informação