Dicas
Bicicleta como meio de transporte.
10/01/2008
O Brasil, ao longo dos anos, vem enfrentando uma crise de mobilidade urbana que parece não ter fim. Os deslocamentos feitos atualmente se configuram como verdadeiros tormentos para as pessoas, pois fica evidente que, com a expansão das cidades (espalhamento), a malha urbana cresce sem controle e aqueles que mais precisam acabam se distanciando dos bens e serviços, dificultando-lhes tanto a macro como a micro-acessibilidade tão almejada. É fato que, com a deficiente prestação de serviço do transporte público de passageiros, a escassez de opções de transporte férreo e hidroviário, além do alto custo desses e dos demais modais, surge (vem surgindo) uma nova opção de mobilidade: a bicicleta.

Além da fácil aquisição e do baixo custo de manutenção, a bicicleta ganha cada vez mais espaço nas cidades brasileiras, por ser bastante eficiente no quesito “tempo de deslocamento”. Com a inclusão de aproximadamente três mil novos automóveis por mês, só na capital Pernambucana, e a conseqüente saturação de nossas vias, deslocar-se de bicicleta tem sido uma excelente opção para todas as idades e classes sociais, garantia de uma viagem mais rápida para pequenos trechos e determinados horários, fato já comprovado a partir de estudos que apontaram que para deslocamentos de até 8 Km, a bicicleta configura-se como a melhor opção.

Pesquisas indicam que já somos mais de 200 mil ciclistas só no estado de Pernambuco, um dado bastante relevante, uma vez que, nossa cidade tem precariedade de infra-estrutura para a utilização desse modal. Por mais que a cidade do Recife possua uma geometria favorável para se andar de bicicleta e, considerando os avanços nos últimos seis anos com a implantação de ciclovias e faixas compartilhadas por parte da Prefeitura do Recife, muito ainda precisa ser feito.

Mas é preciso entender que o estímulo da utilização da bicicleta como meio de transporte vai além da participação do poder público com a construção de ciclovias, faixas compartilhadas, bicicletários e da ligação intermodal. Toda a sociedade deve ter participação ativa nessa busca. Indústria, comércio, universidades, condomínios e escolas devem dotar-se de estrutura mínima para que ciclistas tenham condições de tomar banho e se trocar, além de garantir, também, a guarda segura de suas bicicletas. Como entender que alguém utilizará a bicicleta, se não tiver certeza que a encontrará de volta?

É notório que algumas classes de profissionais, tradicionalmente, já utilizem a bicicleta como meio de transporte, a exemplo dos trabalhadores da construção civil. Mas com um olhar mais criterioso, veremos um significativo crescimento desse modo de transporte em áreas rurais, principalmente, por parte dos trabalhadores do corte da cana.

No meio urbano, é visível esse crescimento, por parte de estudantes e de profissionais em geral, que utilizavam as “bikes” apenas por lazer, mas que o fazem agora para trabalhar e estudar, não por economia, mas pela busca da melhoria da qualidade de vida. Segundo estudos de 2005 da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), 7,4% dos deslocamentos feitos no Brasil são realizados por Bicicleta, o que representam mais de 15 milhões de viagens diárias. Ainda no mesmo estudo, estima-se que a frota nacional do veículo de duas rodas mais charmoso supere 50 milhões de unidades, com crescimento superior a cinco milhões anuais.

Além de propiciar ao ciclista uma forma divertida de cuidar da saúde, andar de bicicleta faz com que se olhe para sua cidade de uma maneira diferente, pois a percepção do cenário visto sobre a sela da sua “magrela” difere drasticamente do cenário visto da janela do seu carro. As vantagens de utilizar a bicicleta são inúmeras, mas o melhor ainda está por vir: pedalar é a garantia de emissão zero de poluentes no nosso meio-ambiente.

Curta sua cidade, cuide de sua saúde e proteja o meio-ambiente. Pedale!

www.ceatnet.com.br