Dicas
Treinamento - Benefícios do treinamento em pista
20/05/2008
Foto:
(Foto: )
Conheça os benefícios e os cuidados que você deve ter ao pedalar em velódromos

 

 

 

Por Daniel Balsa

O treinamento de pista é uma boa opção para melhorar seu rendimento na estrada ou no mountain bike, por exemplo. É uma ótima forma para complementar sua rotina de treinos. “Você aprende uma nova técnica de pedalada”, disse Mauro Ribeiro, treinador da Seleção Brasileira de estrada e que já representou o Brasil na pista em competições internacionais.

Os treinos na pista são baseados na velocidade, já que as provas não possuem distâncias tão longas – o madison, que é uma competição de revezamento, é a maior delas, geralmente com percurso de 50 km para a equipe.

Por conta da força exercida para alcançar velocidades tão altas, sua resistência cardiovascular e muscular aumentam, acarretando em um “fôlego” a mais durante seus treinos. Segundo Hernandes Quadri Júnior, ciclista que já defendeu o Brasil em duas Olimpíadas e quatro Jogos Pan-americanos, além da melhora no condicionamento físico, ele falou sobre outros benefícios que o ciclismo de pista podem trazer para o ciclista.

“Os treinos em pista são sempre ‘no pau’, então você ganha mais agilidade e habilidade em cima da bike. Eu, particularmente, me sinto melhor na estrada treinando também na pista”, comentou. Prova disso foi o título brasileiro que ele ganhou em 2003. O ciclista estava focado nos treinamentos de pista visando os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, quando ele foi escalado para disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano como gregário.

“Eu estava pedalando somente na pista há dois meses e meio. Mas meu treinador pediu para eu ir ajudar minha equipe. A intenção era para que eu pedalasse uns 100 dos 190 quilômetros de prova. Se fizesse isso, já teria cumprido minha meta”, falou.

Mas Hernandes foi mais além. A competição era bastante seletiva, com algumas subidas e descidas, e isso fez com que o pelotão se fragmentasse. O ciclista resistiu bravamente até o final e, faltando 2 km, ele realizou um ataque e o grupo de 15 competidores que estava atrás dele não conseguiu alcançá-lo. “Para você ver como os treinos fazem bem”, declarou Quadri, que garantiu o bicampeonato brasileiro na ocasião.

O início na pista

Treinar em velódromo pode ser o primeiro passo para uma criança começar no ciclismo. “É muito mais seguro do que na estrada, porque não tem trânsito. Não é fácil para um pai deixar seu filho pedalar no meio de carros. Na pista, são só os ciclistas e os treinadores”, apontou Hernandes.

O ideal é que o treino seja feito com uma bicicleta específica para uma atividade em velódromo, pois não é tão seguro pedalar com uma bike de estrada na parede – a parte inclinada do trajeto, quando as maiores velocidades são alcançadas.

O capacete, assim como em qualquer modalidade do ciclismo, é o equipamento de segurança primordial. Também é importante o uso de roupas adequadas na pista para quem visa maior performance, visto que as provas são decididas em por frações de segundo e qualquer milésimo pode fazer a diferença.

Fonte: Prologo


Comentários
INFORMATIVO
Receba as nossas novidades no seu e-mail.
Nome:
E-mail:

Clube de Ciclismo São José dos Campos
Avenida Lineu de Moura, 205 - Urbanova
CEP: 12 244-380 - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 4104-0474
E-mail: contato@clubedeciclismosjc.com.br
Desenvolvido por: Varginha Online Tecnologia da Informação